sexta-feira, 10 de junho de 2016

2º Painel Audiovisual de Juiz de Fora

     Aconteceu nesse fim de semana, dias 04 e 05 de junho, o 2º Painel Audiovisual em Juiz de Fora. O evento, organizado pelas produtoras Impulso Hub e Valentina, trouxe profissionais da área de cinema, jornalismo, publicidade, comunicação e audiovisual em geral para dois dias das mais variadas palestras e oficinas. Participei de boa parte das palestras e de uma das oficinas e vim contar um pouquinho dessa experiência maravilhosa que foi participar do Painel.
     Ao comprar o ingresso pro Painel você tinha que escolher a oficina que queria fazer. De cara, quatro opções que davam vontade de fazer todas: ''O Poder da leitura conversada - com Érica Salazar'', "Direção de produção audiovisual - com Suzi D'Souza", "Workflow de câmeras Super 16mm - com Zinho Araújo" e "Princípios da animação aplicados ao audiovisual - com Cassiel Weitzel". Fui pra de Workflow, deixando uma pontinha de vontade em cada uma - principalmente na de animação.
     Zinho nos apresentou a Super 16mm, uma daquelas câmeras de película usadas em filmagens cinematográficas. Durante décadas foi a mais utilizada. Pudemos conhecer cada componente, bem como suas formas de funcionamento e vários elementos que auxiliavam nas filmagens. Medidores de contraste, filtros de câmera, a tabela de cores. Ele compartilhou algumas de suas histórias, e pudemos saber curiosidades sobre gravações de filmes como Antônia, por exemplo. Zinho tem uma vasta experiência no cinema mineiro. Não pude estar presente na segunda parte da oficina dele, no domingo, então perdi de testar a parte prática, mas ainda assim pude absorver tanto técnica quanto bastante informação interessante para o caminho de direção que eu quero seguir. Ele até brincou um pouco sobre os interessados em direção que estavam lá.
     As palestras contaram com várias figuras! Muitos contrastes, inclusive. Da timidez inicial do Luiz Felipe Saleh, repórter cinematográfico do Profissão Repórter, à diversão e loucura do Paulo Tiefenthaler, do programa Larica Total. Esses dois e tantos outros compartilharam uma série de histórias divertidas, inspiradoras e inesperadas com quem estava no auditório. Os caras da Hardcuore, Breno Pineschi e Rafael Cazes foram, provavelmente, os palestrantes que mais gostei. Talvez por estarem mais diretamente ligados ao tipo de trabalho que quero desenvolver profissionalmente, talvez pela surpreendente qualidade dos seus trabalhos. Como não achar a sacada deles genial? Adoramos ''Sandau''. (Ou a propaganda da Colgate, ou as da GNT). E a Anitta?


     Rômulo Veiga e sua ''Memórias, VHS e Semiótica'' me fez enxergar a pós-produção e manipulação digital de forma diferente e me interessar bem mais. Principalmente depois da análise linear de vários filmes e de mostrar o trecho de um curta sensacional dele, sobre um rapaz VHS num mundo HD.
     O Luiz Felipe começou tímido mas logo envolveu com várias histórias do Profissão Repórter e de como é trabalhar com o Caco Barcellos; como isso influencia na visão deles sobre o programa e a profissão. A história da mulher que sofreu erro médico ficou na cabeça, e os vídeos deles no deserto de Nevada são incríveis. Muito me interesso por observar outras culturas. O Paulo Tiefenthaler contou bastante do trajeto dele desde o início do Larica Total, da participação no Rockgol na MTV, de como funciona um pouco desse mundo todo. Contou sobre uma palestra que viu do J.J. Abrams (foda!) e de como é importante tocar os projetos e executar suas idéias, por mais malucas que sejam. O negócio está em acessar sua própria loucura interior e refletir isso no seu trabalho. Singularidades.
     Essa edição do Painel Audiovisual foi tão boa que dá vontade de guardar de alguma forma pra poder repetir sempre que possível. Foi minha primeira experiência direta com tanta gente cheia de coisa importante e de conteúdo interessante pra partilhar. Você sai de lá carregado numa vibe de conquistar o mundo e bombar seus projetos. Eu saí assim.
     À toda a galera da produção do evento meus mais sinceros parabéns pela organização, pelo acolhimento, pela estrutura e tudo mais. Não costumo gostar de destacar apenas pontos positivos em alguma coisa, mas realmente não acho nada mediano para balancear aqui. Talvez por ter me sentido tão confortável durante todo o tempo. E é quando me sinto confortável e à vontade que sei identificar estar no caminho certo. Todos estivemos, nesses dois dias.
    Ainda como parte da programação do 2º Painel Audiovisual de Juiz de Fora, no dia 20 de Maio aconteceu uma mostra de curtas, também organizada pelo pessoal da Impulso Hub e da Valentina (alô, Ingryd <3). Nessa mostra, artistas de JF e região poderiam inscrever seus projetos e 10 deles seriam selecionados e exibidos. Dois, ainda, premiados. Uma premiação simbólica, uma escolhida pela equipe e a outra pelo público. Não há nada mais gratificante que o reconhecimento do seu trabalho. Dos exibidos, gostei muito do sensível "Elegia", o documentário ''Filma o Guia Povo do Santo", a doçura de ''Simplicidade'' e do sensacional ''Diário de Novas Lembranças''. Fato é que, independente dos meus gostos movidos por experiências pessoais, todos merecem o devido destaque. É muito bacana, pra mim como espectador e também como futuro diretor, ver que as produções da cidade tem crescido cada vez mais e - o melhor - com muita qualidade! Muito legal ver que a galera está não só produzindo, mas produzindo coisas boas. É de sentir o coração aquecido!

2 comentários:

  1. Que amor! *-* fiquei encantada.Deve ter sido um evento maravilhoso *-*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Foi incrível! E a receptividade do pessoal deixou um clima muito gostoso. Já to ansioso pelo do ano que vem hahaha

      Excluir