domingo, 2 de agosto de 2015

Quem sou eu - O musical


     Sempre fui grande fã de musicais. Teatro em geral é uma das minhas grandes paixões, e os musicais sempre ocuparam um lugar diferenciado no meu coração.
     Ambientado na época da grande revolução no cenário brasileiro em 1930, a peça conta a história da jovem Cecília (Taysa Ferreira) que abandona sua casa por causa dos assédios do padrasto e parte em busca do passado de seu pai. Ao chegar em São João del Rei, ela consegue trabalho na casa de Heitor (Pablo Abritta), um homem que sempre foi dedicado à leitura e sua vida profissional. O retorno de Octávio (Bernardo Pereira) à cidade transforma a história num triângulo amoroso que envolve muito mais do que aparenta. Em meio aos planos de uma grande revolução na história do Brasil, sentimentos fortes como paixão, ódio, loucura e culpa nos são apresentados nas relações familiares e amorosas dos personagens. Quais são as consequências que um amor desenfreado, aliado à uma mágoa profunda, pode lhe causar?
     Das coisas que gostei muito: a introdução da banda (maravilhosa), ao som de A Thousand Years e Hallelujah belíssimamente executadas no violoncelo + teclado + violino. A forma como a confusão da manifestação foi representada e o enlouquecer de Heitor ao ouvir as vozes de seu interior. As duas cenas que mais gostei, dentre tantas preferidas, foram a música dos amigos enquanto planejavam o grande golpe, muito bem intercalada com parte do hino nacional, e a cena final de Heitor, Cecília e Octávio. Achei uma grande sacada a forma como Heitor cantava para ela, mas também para ele.

     As grandes atuações de tão jovens atores e a segurança, apesar do nervosismo, me surpreenderam. Já conhecia o Pablo de uma oficina teatral, mas ainda não havia tido a oportunidade de vê-lo atuar. Vê-lo tão confortável e em pleno domínio de seu personagem e voz me fez orgulhoso de ter tido algum tipo de troca artística com ele, por menor que tenha sido. Taysa tem uma voz lírica de arrepiar e tenho a impressão de que qualquer que seja a música que ela cante vai me emocionar.
     Acho que o que mais te pega é a paixão que os próprios atores tem de estar ali, todos eles. Transborda o sentimento e o gosto deles por estarem apresentando seu primeiro trabalho autoral como grupo. Transborda o orgulho. Não há como não embarcar nesse sentimento. Eles fazem com tanto gosto que você também tem gosto de estar ali. A forma como me vi envolvido pelo timbre da voz dos atores e pelo sentimento nas músicas foi bastante especial. Por momentos me peguei emocionado ao relembrar algumas cenas e canções.
     Conversei um pouco com a Taysa, que é também autora das músicas e do texto, e divide a direção com o Yago Navarro. Ela contou que a idéia toda do musical surgiu através de uma melodia. Durante o banho a melodia principal foi à cabeça dela e ela começou a cantarolar e junto a isso, imaginar três atores e o conflito dos dois rapazes apaixonados pela moça. Parou o banho, gravou e percebeu que tinha que colocar em prática. Contatou dois amigos, Pablo Abritta e Felipe Matthes, e montou a história.
     No ano passado, o musical ganhou o prêmio destaque no festival de cenas curtas da Funalfa, com a história sendo apresentada em apenas 15 minutos. Com uma boa divulgação nos jornais e televisões locais, ele foi apresentado pela primeira vez em sua versão completa nos dias 25 e 26 de Julho, no palco do CCBM, em Juiz de Fora. Outras apresentações podem acontecer em breve, inclusive em outras cidades, ficamos na expectativa.

     Além disso, um novo roteiro também já está sendo escrito, assim como novas músicas para um novo espetáculo. Será um musical maior e o grupo já aumentou. Intitulado com o mesmo nome de seu primeiro trabalho, o ''Quem Sou Eu'' em breve fará uma nova seleção e quem tiver interesse de participar deve mandar um e-mail para o endereço: quemsoueuproducoes@gmail.com, informando nome, telefone e link do facebook, assim como o propósito do e-mail enviado. Logo que o processo começar, a equipe entrará em contato.

12 comentários:

  1. OMGosh, que blog maravilhoso é esse?
    Já me ganhou no fã da Britney haeuhaeuhae

    Fiquei super interessada em conferir "Quem sou eu", espero que faça sucesso e uma boa tour pelo Centro Oeste. Não assisti a muitos musicais e confesso não ser fã, mas essa atmosfera vintage me conquista completamente ;)

    *PS: Te seguindo*

    Faroeste Manolo
    Página Facebook

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahahaha que ótimo que você gostou do blog! E melhor ainda ser fã da Britney <3
      Vai ter uma nova apresentação do ''Quem Sou Eu'' aqui esse fim de semana! Tomara que eles rodem sim, seria demais.
      Te segui também, seja bem vinda! Beijosss

      Excluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Eu não sou muito fã de musicais, mas esse que você contou deu até vontade de assistir. Queria me inscrever mas para infelicidade de todo o público, eu não sei cantar *chorando um rio de sangue*. E que fundo louco é esse? kkkk Até a gostosa da Serena Van Der Woodsen ta ali em algum lugar, a Ashley Benson, você, Taylor Monsem e mais um monte de gente haushas, gostei. E por favor, atualize aqui com mais frequência para que toda vez que eu voltar tenha novidade. Certo? Certo.
    Beijo <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahahaha eu tenho vontade de me inscrever também, mas antes preciso aperfeiçoar algumas coisas. Tenho vontade de fazer aula de canto e tal.
      E sobre o fundo, é tudo que, de alguma forma, guardo dentro do meu baú de canto, que fazem parte da construção de quem eu sou.
      Fico feliz que tenha gostado! Me identifiquei muito com o seu também haha.
      Beijos! <3

      Excluir
  4. Fiquei muito interessada nessa peça! Eu já vi alguns musicais e uma peça que acho que era drama, "Incêndios", muito boa por sinal, há um livro também sobre e eu super indico!
    Fique à vontade para visitar meu blog, adoraria ver você por lá. Um grande beijo.
    http://palavrasambulantes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vou procurar saber sobre essa ''Incêndios''! Estou mesmo procurando novas leituras haha.
      Obrigado pela visita! Aparecerei no seu sim, pode deixar!
      Beijos

      Excluir
  5. Eu também adoro teatro, prefiro mil vezes do que ir ao cinema. Pena que na minha cidade não tem muitas peças ;/ Essa pareceu ser muito boa!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah que pena que não tem muito! :(
      Aproveite as oportunidades que aparecerem. É com o incentivo da população da cidade que esse campo cresce!

      Excluir
  6. Fiquei curiosa com uma coisa: A Taysa voltou pro banho??? hahahaha Acho que nunca saberemos... Isso só mostra que vale a pena parar o que estamos fazendo e dar ouvidos ao nosso íntimo!
    Do teatro só assisti peças infantis... com minha irmã (aquela do piercing, hahahaha) quando ela era criança.
    Mas tua resenha sobre "Quem sou eu", sinceramente mexeu comigo...

    Um beijo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. HAHAHAHAHA Boa! Acho que nunca saberemos. Mas é exatamente isso: ''dar ouvidos ao nosso íntimo''!. Acho que fazendo isso se vai longe, se pode mostrar tudo o que habita dentro de si.
      Tente tirar um tempo pra voltar ao teatro, Taís! Tem tanta peça bacana hoje em dia pelas cidades. Esses dias assisti uma que me tocou muito, penso em resenhar sobre também por aqui no blog. Chama sua irmã do piercing pra ir com você relembrar os tempos de criança hahahaha
      Fico feliz que tenha gostado!

      Beijos

      Excluir