sexta-feira, 15 de janeiro de 2016

Sobre não saber lidar com o egoísmo

     Já começo esse texto dizendo que não sei lidar. Não sei lidar com uma porção de coisas, mas, dessas coisas, acho que o egoísmo e a extrema falta de empatia são as que mais me chocam. Acho o ser humano extremamente interessante, gosto de observar como duas pessoas que nasceram, foram criadas juntas com as mesmas influências, se tornam duas pessoas totalmente diferentes, por exemplo. Características, comportamentos, sentimentos. Sou muito sentimento, talvez demais. Partindo desse princípio, quando encontro gente que é sentimento de menos fico estático em ver até aonde uma pessoa pode ir por puro egoísmo ou capricho.
     O mundo tá aí cheio de possibilidades abertas ao alcance da nossa mão. A vida já costuma ser tão difícil, pra que fazer questão de machucar ou jogar o outro pra baixo? Não ter uma justificativa pra fazer isso é horrível, agora, justificar esses atos com qualquer coisa é ainda pior. Vamos não ser essas pessoas. Talvez eu romantize demais as coisas, as situações. As pessoas. Não precisa ser assim, tem hora que é meio chato. Mas criar a tal da empatia é cada vez mais fundamental nesse mundo cheio de gente estranhona e com características tão singulares. É legal demais ser diferente, trocar experiências com um universo totalmente paralelo ao seu. Essa abertura faz o mundo girar e as coisas acontecerem.
     Acredito que manter uma relação saudável com as pessoas é um ótimo caminho. Pode ser puxando papo no balcão de um bar, pode ser trancado no seu quarto. Colocar-se no lugar do outro e não fazer com o outro o que não gostaria que fizesse com você é simples e efetivo. Nossas mães estavam bem certas, afinal.

12 comentários:

  1. Isso mesmo Johnny, não dá pra lidar com essas coisas!
    O mundo só vai melhorar quando cada um de nós melhorar um pouquinho, e oh não custa nada, como você falou!
    Um sorriso sincero para alegrar o dia de alguém, uma palavra de carinho! Podemos fazer muito, é só querer!
    Um abraço!
    D'cifrando

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Falou tudo! O mundo só vai melhorar quando cada um de nós melhorar um pouquinho. Os pequenos gestos vem carregados de energia boa, é só querer.
      Bom ver gente que concorda e pratica isso!
      Abraços

      Excluir
  2. Dois quotes do seu texto que eu preciso citar: "Sou muito sentimento, talvez demais. Partindo desse princípio, quando encontro gente que é sentimento de menos fico estático em ver até aonde uma pessoa pode ir por puro egoísmo ou capricho."

    "Talvez eu romantize demais as coisas, as situações. As pessoas."


    Que saudade de você por aqui, moço. Esse texto é exatamente o que vejo por aí. A falta de empatia, a indiferença e o egoísmo me deixam abismada, porque eu não consigo imaginar como alguém pode ser tão mesquinho.
    Maravilhoso com as palavras <3
    Mil beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A gente se reconhece tanto, né Beca?
      Sinto da mesma forma que você mesmo. Mas a gente vai levando, né? Em meio a tanta gente mesquinha e egoísta desse jeito, a gente encontra gente que vale a pena ♥
      Beijos, e sempre bom te ver por aqui!

      Excluir
  3. "Sou muito sentimento, talvez demais. Partindo desse princípio, quando encontro gente que é sentimento de menos fico estático em ver até aonde uma pessoa pode ir por puro egoísmo ou capricho."
    Me identifiquei tanto!

    Ano passado eu me bati muito por ser só sentimento e as outras pessoas não. Não entendia como que poderia as pessoas serem tão diferentes. Mas aí compreendi que elas também tem sentimentos, apenas não os mesmos que eu. E é isso que gera tanto egoísmo, tanta coisa ruim. Não conseguir compreender o outro. Eu, do meu lado, estava sendo egoísta por tentar projetar meus sentimentos nos outros, então não posso dizer que não tenho um pingo de culpa, no fim das contas. Eu mesma vivo fazendo tudo errado e certas vezes posso muito bem ser a pessoa egoísta da vez. Só acho que a gente tem que se amar mais e prestar atenção mais nos nossos sentimentos, nos desfazer dos sentimentos ruins e se refazer nos sentimentos bons. Aí sim a gente consegue se importar com os sentimentos dos outros. O problema de muitos é que ficam presos na primeira parte, cultivando os sentimentos ruins.

    Beijinhos.
    Oh Maria

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade. Isso de projetar seus sentimentos nos outros é mesmo uma forma de egoísmo, porque você anula o sentimento do outro sem perceber, achando que o jeito ''certo'' de sentir é o seu. O mais legal nas pessoas é exatamente isso, essas características diferentes que fazem cada um ser único. Às veze somos egoístas em certas situações e só nos damos conta muito depois né? Quando nos damos.
      E o importante em criar essa empatia é exatamente isso: deixar de cultivar os sentimentos ruins, saber olhar pros seus e pros dos outros também. É uma espécie de equilíbrio de tudo. Muito bacana ver você se identificar!

      Beijos!

      Excluir
  4. Também sou sentimento. DEMAIS. E brigo muito comigo por conta disso.
    Gente egoísta é o que não falta por aí, o mundo está cheio!
    Gostei do texto, moço! :)

    Cheiro de Pipoca

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não brigue consigo por causa disso! Não acho que ser sentimento seja um defeito. Se os outros são sentimentos de menos, ou egoístas, ou mesquinhos, isso é um defeito deles. Não devemos nos sentir mal por isso. Podemos nos propor a melhorar, sempre.
      Mas isso existe desde que o mundo é mundo, né?

      Beijos, Vitória!

      Excluir
  5. Johnny, vou te falar. O negócio não está fácil. Ano passado, dei uma de telletubie( é hora de dar tchau!)com uma amizade de 9 anos. Uma amizade que foi de conta comigo pra quero manter contato só em caso eu precisar de algo. - Acredito que as pessoas estão cada vez mais preguiçosas no que tange a relacionamentos e muito mais agora que elas tem acesso a tudo com um clique. "Não precisam sair da zona de conforto".

    Marcou: Talvez eu romantize demais as coisas, as situações.

    Já me peguei pensando a mesma coisa. Confesso que às vezes me sinto uma alienígena por ainda ser alguém que liga, que manda email, que quer saber como tá, que mostra interesse. Quando o certo se tornou descartar as pessoas e o errado se tornou se importar? Ainda sofro com isso.

    Ótima semana pra ti!


    Querido Deus,obg por me exportar!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É realmente muito difícil tomar a decisão de dar tchau a uma amizade de tantos anos. A gente tem medo, preocupação, e todos esses sentimentos derivados de insegurança. As coisas boas ficam na memória, mas é preciso saber desapegar de certas coisas que só nos fazem mal.
      ''Quando o certo se tornou descartar as pessoas e o errado se tornou se importar?'' Me pergunto o mesmo. Mas vida que segue, né? Vez ou outra a gente encontra alguém que faz essa insanidade ter um pouco de sentido e valer a pena.
      O grande lance é não desanimar e saber reconhecer felicidade nas pequenas coisas.
      Prazer te ver por aqui, um beijo!

      Excluir