terça-feira, 19 de julho de 2016

Briga de pequenos gigantes e o que está acontecendo na nossa cultura

     Observar a proporção que o marketing Taylor Swift X Kanye West tem tomado vem ficando assustador. Mas, assustador mesmo é ver os comentários e argumentos da galera pela internet em defesa de um ou de outro.
     Taylor Swift, há muito, é um monstro da indústria musical em termos de vendas, charts e exposição em geral. O início do revés que tanta exposição pode causar se deu ao vivo em rede mundial quando foi humilhada por Kanye West, que, sabe Godney como, achou que era uma idéia muito cool invadir o palco na hora em que ela foi agradecer pelo prêmio, pra dizer que ela não merecia.
     Cada um de nós tem o direito de gostar ou não de certo estilo musical ou cantor, mas usar disso para implicância pura e dizer que ''a máscara de santa caiu" diante de algo claramente manipulado é condenar o outro em cima de achismo e de gosto pessoal, coisa que vai além do que é real em si. Na ''exposição'' arquitetada por Kim Kardashian, podemos ver um vídeo (pra começo de conversa: com que outro intuito estaria sendo gravada essa ligação?) no qual Kanye fala para Taylor sobre a tal ''Famous''. Basta ter um pouco de atenção e julgamento neutro pra perceber que em nenhum momento ele deixou explícito como seria a música, ou tocou para que ela pudesse ouvir. Também não foi dito à Taylor que colocaria uma réplica dela NUA na cama com ele. Foi uma conversa amigável e em tom de brincadeira e descontração.
     As pessoas enxergam o que querem enxergar, muitas vezes ignorando os fatos realmente relevantes. Basta uma rápida olhada no clipe para ver o tom de ofensa nos versos ''Taylor e eu deveríamos fazer sexo porque eu fiz aquela vadia famosa", enquanto a mostra nua na cama ao seu lado. Existem tantos, TANTOS problemas nessa narrativa que poderíamos encerrar por aqui mesmo. Mas ainda temos Kim.
     Não parando por aí, Kim Kardashian, esposa de Kanye, com unhas e dentes surgiu para defender a honra de seu marido machista. Sendo, talvez, ainda mais machista que o próprio e achando que estava arrasando ao publicar um vídeo de uma conversa sem conteúdo. Tantos problemas por aqui também que merece um post só pra desconstrução dela. Fica pra outra hora.
     Perfeição não existe. Taylor está longe de ser santa ou de ser exemplo de garotinha inocente. A superexposição da imagem dela a fez saturar, sim, mas jamais deve-se aplaudir ou dar razão a qualquer celebridade machista, manipuladora e opressora. Isso vem da cultura de culpabilização da mulher. Basta perceber que nessa briga Kim X Taylor, o verdadeiro errado é ELE. Kanye foi até deixado de lado, quando tudo isso está aí por causa dele. Cabe a cada um de nós perceber o que realmente está acontecendo por trás disso na nossa cultura. E isso é muito maior do que Taylor Swift ou Kanye West

8 comentários:

  1. Ótima reflexão, traduziu e acrescentou pontos ao meu pensamento sobre essa guerra toda.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bomm que gostou! Acho importante demais perceber o que realmente está por trás do pensamento e da opinião disfarçada que as pessoas tem desse e de tantos outros assuntos sem nem mesmo perceber o machismo que reproduzem.

      Excluir
  2. Não poderia concordar mais na vida do que você. West é machista desde 1900 e bolinha e, infelizmente, a cultura enraizada do machismo o blinda para que o mesmo fale o que quer sem sofrer com nenhuma consequência. Quando vi o áudio da conversa, me peguei pensando que não é realmente possível que qualquer pessoa com bom senso não tenha percebido que em nenhum momento ele disse que a ofenderia ou faria coisas daquela maneira. Outro ponto que acho relevante dizer é que kim não é machista (pelo fato de ser mulher), ela é reprodutora do machismo e o faz sem perceber, outro grave problema da cultura do machismo na sociedade. Ela não se beneficia com o machismo, e a reprodução do mesmo somente a prejudica. Obrigada por esse texto maravilhoso. Amo taylor e irei defendê-la

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse ponto sobre a Kim eu acho muito problemático mesmo. É como você disse, ela é reprodutora do machismo que em nada beneficia ela, só deprecia. E o pior disso tudo é ela mesma NEM PERCEBER. Assim como muita gente no nosso cotidiano. Acho que o principal está em conseguir reconhecer esse tipo de comportamento em nós mesmos e mudar isso. Essa é a chave.
      Obrigado eu por esse seu comentário maravilhoso! Cê sabe tudo o que representa pra mim <3

      Excluir
  3. COMO SEMPRE, amo como você aborda esses assuntos que estão na mídia. Porque eu sinceramente, não consigo discutir esse tipo de coisa sem ficar muito chateada.
    É o que eu tenho pensado, Kayne ficou de fora assistindo dezenas de artistas femininas brigarem entre si, quando o único babaca e errado da história é ele. (E a Kim, mas isso é uma consequência)
    Mil beijooooooooooooooooooooooooos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu fico bem bravo também vendo esse tanto de mulher brigando uma com a outra por causa dessas atitudes erradonas dele. Mais ainda por ver que tem gente que acha isso super legal e incentiva. Cê é maravilhosa, bjos <3

      Excluir
  4. Aleluia vi alguém falando a primeira coisa que eu disse quando esse assunto surgiu. AFINAL, PORQUE NÃO TÃO METENDO O PAU NO KANYE. Aff, cansadinha dessa vida estou, onde machistas são enaltecidos, onde slut shaming é enaltecido, onde rivalidade entre mulheres são enaltecidas.
    É aquele famoso ditado, aplaudindo com os pés porque to digitando com as mãos.
    Mandou benzaço no texto, a vontade de colar na testa e sair desfilando por ai é grande.
    Beijão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só gente com opinião maravilhosa aparecendo aqui! HAHAHA
      Gosto assim.
      Esse mundo é difícil e, infelizmente, cheio de gente assim. Mas é ver a galera com a mesma percepção e saber que não estou sozinho. Não estamos.
      Vamo então colar na testa e desfilar por aí e tentar tornar o mundo mais consciente!
      Um beijo.

      Excluir