segunda-feira, 26 de novembro de 2018

Filmes │ Triângulo do Medo (2009)

          ''Triangle'', nome original, é dirigido por Christopher Smith e foi lançado em 2009. O gênero muito me interessa: trata-se de um suspense e terror psicológico centrado na personagem Jess (Melissa George).
          O filme começa a bordo de um iate quando Jess se reúne com alguns amigos no dia de folga, mas simplesmente não está no mesmo clima. O barco tem o nome de Triangle e é uma sutil referência ao Triângulo das Bermudas, caminho inicial de uma das inspirações do filme. Depois de sofrerem um acidente em alto mar, eles são socorridos por um navio onde a protagonista tem o constante sentimento de que há algo de errado e sensações de "déjà-vu". Um navio aparentemente vazio mas carregado de mistério e tensão que dão uma explodida na mente de quem tá assistindo.
          Falo menos do que gostaria sobre filmes por aqui, mas sempre me sinto na obrigação de fazer um post quando vejo um filme como esse. Depois de alguns dias, revi para que pudesse entender melhor e foi também uma sensação muito nova, mas diferente da primeira. Por já saber o que se passava, pude ir linkando as cenas, os acontecimentos e as referências se tornaram muito mais claras pra mim. É um filme muito inteligente e com um background interessante.
          Fiquei muito interessado, também, pela profundidade da personagem principal e seus conflitos sentimentais, especialmente acerca do seu filho autista. Um ponto interessante de discussão também é a amiga que ''desaparece'' da história, assim como o motorista da carona até o porto.
É muito difícil falar sobre esse filme sem dar nenhum spoiler, mas a quem interessar eu sugiro que assista sem nem mesmo ver o trailer, pra deixar a experiência bem completa e as respostas mais interessantes.
          Curiosidades: A gravação de "Anchors Aweigh" usada no filme é executada por Glenn Miller e sua orquestra. A aeronave que levava Glenn Miller para Paris em dezembro de 1944 desapareceu no Canal da Mancha, no que é considerado um incidente do tipo ''Triângulo das Bermudas".

          É possível ver no Google Maps o set do porto onde foi gravado o filme em Southport Spit, Queensland, Australia. As coordenadas exatas são: -27.97293,153.426902.

          "Aeolus", o nome do navio, vem da mitologia grega. Éolo era o deus dos ventos, pai de Sísifo. Sísifo, conhecido como o mais astuto de todos os mortais, foi condenado a um castigo eterno por ter enganado a Morte. Seu castigo consistia em rolar a uma pedra até o topo de uma montanha, e, ao quase conseguir, vê-la rolar montanha abaixo de novo.

22 comentários:

  1. Vou assistir com certeza pelo seu post já gostei muito!!!
    Gosto de Filmes assim. Um abraço
    🌻keilycesporkeilaluciablog🌻

    ResponderExcluir
  2. Adoro filmes com essa pegada psicológica, os conflitos gerados pela mente humana podem ser avassaladores e surpreendentes. Dica anotada, com certeza vou assistir 😊

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, Patrícia! É bem surpreendente mesmo. Me interesso muito por filmes psicológicos assim também =)

      Excluir
  3. Eu nunca ouvi falar desse filme, acredita? Gostei da dica, achei interessante o enredo. =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Apesar de ser tão antigo assim, eu só conheci há pouco tempo também.
      Doideira, né? hahaha

      Excluir
  4. Olá! Eu nunca ouvir falar desse filme, mas não sei se e o tipo que eu assistiria..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah é um suspense bem psicológico. É interessante de se assistir, mas depende bastante mesmo de qual tipo de gênero de filme você prefere.

      Excluir
  5. Olá, tudo bem?

    Eu não conhecia esse filme e olha que eu assisto muitos filmes. Gostei da sua dica e a premissa do filem é interessante. Vou assistir!
    Abraço!

    ResponderExcluir
  6. Olá!

    Adorei a premissa desse filme, deve ser uma ótima pedida pra quem ama terror (tipo eu rs).
    Me identifiquei com o que você falou sobre assistir mais de uma vez o filme. Eu amo assistir filmes repetidos justamente por causa disso, a cada vez que assisto pego ganchos que não peguei antes. Isso é demais!!!
    Com certeza vou assistir a esse filme!

    Bjo.
    https://almde50tons.wordpress.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Letícia!

      Eu também amo assistir o mesmo filme/série mais de uma vez exatamente pra observar e pegar os ganchos perdidos na primeira assistida. Adoro filmes de suspense/terror.

      =)

      Excluir
  7. Posso dizer que esse filme me deixou muito confusa? rs. É um livro que não entendi muito bem e talvez por isso nao tenha gostado tanto, mas sua resenha está ótima.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O filme deixa confuso mesmo, por isso é bom assistir mais de uma vez. As coisas se esclarecem bastante.

      Excluir
  8. Não conhecia esse filme. Para mim, só por se passar em alto-mar já é uma fonte grande de suspense intenso! Hahaha
    Pelo título, pensava ser apenas mais um filme sobre naufrágio. Surprendi-me positivamente, pois adoro suspense, e se tem personagens profundas e bem construídas, melhor ainda! =D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ele é bemm diferente dos tipos de filmes de naufrágio.
      Essa coisa do meio do mar dá uma agonia na gente, né?

      Excluir
  9. Olá! Não conhecia o filme, mas adorei a premissa dele. Principalmente porque gosto de thrillers psicológicos, que mexem com os personagens e a gente haha
    E curto muito ver um filme várias vezes. SEMPRE descubro algo novo e acho isso super proveitoso em entender cada vez mais a história. Dica anotada. Beijos
    https://almde50tons.wordpress.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aaah Raissa, esse é bem o tipo de filme que você vai curtir então!
      Pegar os ganchos nas assistidas seguintes é muito legal mesmo!

      Excluir
  10. Hey. Quando vamos escrever sobre um filme, acho que é melhor assistirmos mais de uma vez. De primeira a gente deixa muita coisa passar porque ainda não sabemos a história, mas na segunda a gente já percebe outros detalhes, links entre as cenas e se há alguma explicação para aquele terror está acontecendo com os personagens.
    Ainda não assisti esse filme, mas vou atrás.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade, Karoline. Até mesmo pra conseguir entender melhor as motivações e analisar as cenas, a história e tudo em geral.

      =)

      Excluir
  11. Amei as curiosidades acerca desse filme. Eu vi ele algumas vezes quando era mais jovem e sempre me deixou bem curiosa sobre toda a situação em si. Gostei do seu blog <3
    Darling | https://www.moonsoul.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. São muito legais, né? Uma outra curiosidade é que a Lindsay Lohan estava cotada pra ser a personagem principal.
      Apesar de amar a Lindsay, achei essa atriz sensacional no papel.
      Fico muito feliz que tenha gostado do blog! =)

      Excluir