segunda-feira, 29 de junho de 2015



     Desde sempre sou muito observador, e o comportamento do ser humano em diversas situações me fascina. Dia desses um amigo me mandou o link de uma página do facebook que me deixou extremamente interessado: trata-se de um projeto chamado JF Invisível.
     O projeto consiste em prestar atenção às pessoas que cruzam nossos caminhos diariamente, e relatar isso de forma real. Sempre me pego pensando na quantidade de histórias que passam por nós a todo momento da vida. Aquele cara que tá ali parado esperando impaciente o sinal abrir, a senhorinha que correu pra pegar o onibus mas não conseguiu. Mas a proposta do JF Invisível vai além disso. Eles buscam por pessoas realmente consideradas ''invisíveis''. Pessoas, em sua maioria, negligenciadas pela sociedade.
     A idéia é sensacional e visa trazer mais sensibilidade ao olhar das pessoas para o próximo, e para essas pessoas que acabam se tornando invisíveis aos nossos olhos nessa rotina insana do dia a dia. A realidade tá aí na nossa cara o tempo todo e por tantas e tantas vezes não nos damos conta. Sua história de vida é diferente da minha e da do outro, mas não é porque você nunca vivenciou um tipo de situação na pele que ela não exista.
     A idealizadora do projeto em Juiz de Fora é a Maria Clara Nardy, e ela conta com uma equipe de mais seis amigos (incluindo o que me mandou a página, alô João!): Marcella Calixto, Júlia Fernandes, João Lopes, Lucas Barreto, Ismael Honório e Francisco Brandão.
     Até o momento, duas histórias já estão postadas: a do senhor Aldemir, catador de reciclagem aposentado por invalidez, com mulher e três filhos para criar, e a da Fernanda, uma hippie que veio de Buenos Aires há um ano com uma filha pequena e vende artesanato pelas ruas da cidade.
Ambas as citações preservam a forma e diversidade linguística da fala de seus invisíveis, agora tão visíveis aos nossos olhos.
     A origem: 

     A Maria Clara contou que sempre se pegou pensando que precisava fazer algo por essas pessoas. Interessada em suas histórias, um dia encontrou a página ''SP Invisível'', de onde tirou a idéia original. Vendo tantos relatos dos invisíveis de São Paulo não teve dúvidas: precisava fazer o mesmo em Juiz de Fora.
     Outra coisa muito bacana da página é o recente espaço criado "Olhar Invisível''. Nele, a galera que curtiu a idéia e quer ajudar/participar de alguma forma pode mandar relatos e citações que consideram importantes a serem divulgados também. Dessa forma a interação é ainda maior com o público interessado e podemos tornar cada vez mais visíveis essas pessoas tão importantes.
     A rápida aceitação do pessoal da cidade foi uma grande surpresa e em apenas dois dias a página atingiu mais de mil curtidas!
     Pra quem se interessou pela idéia e tá afim de conhecer/participar/ajudar, deixo os links das redes sociais:

Facebook: https://www.facebook.com/Jfinvisivel
Instagram: https://instagram.com/jfinvisivel/

12 comentários:

  1. Respostas
    1. Que bom! Seria muito bacana se tivesse em todo lugar! haha

      Excluir
  2. Achei o projeto super interessante. Vou dar uma olhada, com certeza!
    Bluebell Bee

    ResponderExcluir
  3. Bah! Projeto super bacana!!!
    Que tome mais força e cresça muito mais e se espalhe por todo Brasil, para poder ajudar muito mais "invisíveis"...

    Um beijo.

    http://momentosdelucidezenemtanto.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Adorei o post nos apresentando melhor esse projeto ainda tão pouco mencionado, mas muito bacana. http://realidadecaotica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Que projeto incrível! Notar esses pessoas é um desafio diário, pois muitas vezes, em nossa correria insana, não prestamos atenção nem nas pessoas que estão próximas. Com certeza é importante para essas pessoas negligenciadas pela sociedade serem notadas e perceberem que elas tem seus valores. bjsss www.janelasingular.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A intenção é mesmo buscar chamar a atenção das pessoas pra esse tipo de realidade! Faz diferença para gente, que trabalha isso no nosso cotidiano mas sobretudo para eles, por terem esse reconhecimento e a voz ouvida. Fico feliz que achou bacana!

      Excluir
  6. Adorei saber sobre esse projeto. Pesquisei agora no face, para curtir. Aproveitei e li algumas historias. É incrível como as aparências enganam, ne? Muito bom meesmo, saber sobre esse projeto e acompanhar. Nos faz mais sensíveis diante do próximo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É demais, né? Achei sensacional! Eu não sei qual a sua cidade, mas dá uma pesquisada. Quem sabe não existe uma assim sobre os invisíveis daí? Seria muito legal se se espalhasse cada vez mais!

      Excluir