quinta-feira, 11 de agosto de 2016

Resenha │ Dom - Ulisses Belleigoli

     A sensação de terminar ''Dom'' foi coisa sem explicação, coisa de ligação. Tanta coisa importante em Tudo Que Há Para Saber que já nem sei mais dizer Sobre Onde Estamos. Estamos em vários lugares, várias pessoas. Verdade, talvez.
     Sua interpretação sobre toda a aventura de Dom dirá muito sobre quem você é. Tome como verdade, tome como mentira. O livro trata mais do que sobre a descoberta da vida, mas sobre o entendimento da mesma. Fala sobre o mar, sobre o tempo. Sobre Dom, sobre Johnny. Sobre a gente. Olhos amarelos, olhos azuis. Cabelos muito brancos, cabelos muito ruivos. Pele muito negra, pele muito branca. Pernas. Seriam os amigos os opostos que se encaixam?
     Dom nasceu especial. (Isso também é interessante, dado que o significado de especial pode ser diferente dependendo de quem lê). Ao chegar em Sepas com seus pais, mudam-se para uma pequena ilha, próxima a um formatório onde o menino então estudaria. Na ilha, Dom conhece Johnny e daí em diante sua vida, que está sempre em constante mudança, acha a constante da mudança. O porto seguro, a identificação e ligação máxima. Juntos, eles atravessam diversas aventuras e riscos em busca de um objetivo final: descobrir o discurso que Dom foi escolhido para fazer. Algo grande, representação de um novo ciclo. Talvez o discurso nem fosse mais o - meu - objetivo final, depois de tantas (re)descobertas maiores.
     Uma coisa que me agradou muito nesse livro é que ele é cheio de elementos. A história é extremamente rica em detalhes, situações, descobertas. Elementos, personagens, significâncias. A detalhada descrição de ambientes como o Formatório, o relato de Presto e os salões do Ovo. Toda a história sobre as essências! Agora, o que mais gosto são as histórias dos ''Cinco Reinos do Infortúnio''. São histórias dentro da história. Desde a leitura do primeiro conto e o envolvimento dos personagens com eles me senti fascinado. Queria ler os cinco logo.
     Dom é um livro sobre a verdade, sobre a mentira, sobre as essências da vida. A Incrível Jornada Daquele Que Cria. A cada capítulo uma constatação. Um jogo de palavras interligando as realidades opostas da vida. Da Existência.
     Ganhei esse livro num gesto de carinho tão grande, seguido por uma dedicatória tão especial que toda a minha relação com ele, os personagens e autor não poderia ser diferente. Minhas últimas páginas de Dom se deram sob o sol num pufe tão grande e macio e me senti invadido por Dom, Johnny, Presto, Elle, Utchka e tantos outros. Era quase como se estivéssemos todos, em alguma realidade, num grande salão dentro do Ovo. Foi verdade, enfim.
     Os Prolegôminos do Poder.

OBS: O prólogo fica ainda mais bonito quando relido após o final do livro.

28 comentários:

  1. Ainda não li, mas já me encheu de vontade. ;)

    Beijão!
    Blog: *** Caos ***

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lê sim que vale super a pena, é uma leitura deliciosa!

      =D

      Excluir
  2. Adorei o jeito como fez sua resenha, com um toque bem pessoal ♥ Ficou demais. O livro é bem interessante, nunca tinha ouvido/lido sobre ele, vou dar uma procurada depois, quem sabe entra pra minha listinha de desejos rs. Gostei bastante da indicação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tento dar um toque pessoal nas resenhas pra dar uma diferenciada do que tem por aí, né. Que bom que você gostou, Kelly!
      Procura sim, vale super!

      Excluir
  3. Que resenha bem feita, amei! <3
    Não conhecia esse livro, mas confesso que já estou com vontade de ler! Dou muito valor quando a resenha é bem escrita e possui um ponto pessoal!
    Gostei muito do post, um abraço!

    ResponderExcluir
  4. que resenha linda <3 dá pra ver que voce gostou mesmo, que colocou seu coração na escrita! nao conhecia o livro mas deu vontade de ler!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu sou bem coração mesmo hahaha
      Dá uma lida nas primeiras páginas, garanto que não vai conseguir parar até o final!

      Excluir
  5. Adorei a resenha! Nunca li esse livro, mas deu vontade agora pela sua resenha! <3

    https://pequenosinfinitosz.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Gente que livro interessante e diferente! Gostei muito da sua resenha e de sua forma original de se expressar.
    Beijos,

    Amanda
    www.talesandtalks.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse livro foi realmente uma surpresa interessante exatamente por ser tão diferente!
      Que bom que gostou <3

      Excluir
  7. Não conhecia o livro, mas só precisei ler a primeira linha da resenha para querer muito ler! Parece ser o tipo de livro que não dá para parar de ler, ainda mais que parece colocar certos questionamentos - indo procurar ele para ler já!
    // Beijosss, http://www.dontstopblog.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ele te faz questionar e pensar demais em várias coisas da vida. Fiquei impactado com o carinho que senti lendo tudo. <3

      Excluir
  8. Acho que eu nunca li uma resenha tão bem feita desse jeito! Adorei a forma que você escrever. Nunca tinha ouvido falar do livro e fiquei bem curiosa, já vou procurar! <3
    Abraço!

    ResponderExcluir
  9. Nunca tinha visto o livro, mas adorei sua resenha, me deu vontade de ler! Amei como você botou sua personalidade no blog, parabéns!
    Abraços!

    www.somenteonecessario.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei, Herick! É meu canto por aqui, por todo lugar. Espalhei minhas coisas que nem na vida e ficou assim hahaha
      Obrigado!

      Excluir
  10. A sua resenha ficou incrível! Me deixou morrendo de vontade de ler :)

    Beijo!
    Cami.

    www.delamila.com

    ResponderExcluir
  11. Essa é uma das resenhas mais autênticas que eu já li. Era quase como se vc tivesse conversando comigo. Me deu muita vontade de ler esse livro! Vou procurar pra comprar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bacana! Fico muito feliz por ter transmitido esse sentimento.
      Obrigado! Espero que goste do livro.

      Excluir
  12. Será que acho esse livro em um sebo? Quero muito!! Amei a forma como você escreveu sobre ele. Espero ter o mesmo sentimento. Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em sebo não sei, mas na internet você acha no estantevirtual.com.br e no mercado livre também!

      Excluir
  13. Acho que tu conseguiu transmitir toda tua paixão pelo livro, porque de repente eu senti que o ler era questão de necessidade. Anotado! Amei muito essa resenha!

    ResponderExcluir
  14. Deu vontade de ler *-* me interesso muito por livros quando sinto que eles tocam a pessoa que faz a resenha, isso me faz acreditar que há algo de especial ali que eu preciso ler e claro, dar minha interpretação também heeh.

    Beijos

    Poesia em Transe

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que boa visão! Esse livro realmente me tocou. Caso venha a ler, me conta depois. Vou super querer saber da sua experiência com ele!

      Um beijo

      Excluir