terça-feira, 7 de janeiro de 2020

Luisa Sonza é melhor do que você pode imaginar

          Já faz algum tempo que eu converso com alguns amigos sobre a Luisa Sonza. Ela, atualmente, é uma das artistas mais populares na internet, com um vasto número de seguidores. No twitter ela já passa de 900 mil. No instagram são mais de 15 milhões!
          Sonza cresceu na internet através de covers no youtube e em 2017 lançou seu primeiro EP digital pela Universal Music. Assim como os meus amigos, eu já tinha ouvido falar dela aqui e ali mas ela só foi me bater mesmo muito tempo depois, daí comecei a voltar e pesquisar e descobrir várias coisas.
          As músicas "Devagarinho" e "Boa Menina" tem certificado de diamante e de ouro, respectivamente. Os videoclipes também bombam no youtube! ''Devagarinho'' conta com 73 milhões de visualizações, ''Boa Menina'' já tem quase 80 milhões, e foi com essa música onde eu comecei a acompanhar mais de perto o trabalho da artista.
          Luisa ganhou o premio de Revelação Musical pelo "Premio Contigo! Online 2019", que é aberto a votação popular, além de já ter ganho vários outros prêmios, como "Melhor Cover da Web", pelo Premio Multishow 2017, "Revelação do ano" no Women's Music Event Awards 2018 e por aí vai.
          No ano passado, seu álbum de estréia, "Pandora", teve parceria com a drag Pabllo Vittar em "Garupa", que foi um estouro de streams. Luisa disse que gravaria clipe para todas as músicas e, atualmente, quase todas já tem vídeo mesmo. "Pandora" marca a transição para uma sonoridade mais madura e ao mesmo tempo experimental. O conceito do álbum é mostrar as várias facetas dela como artista e a capa representa isso de maneira impecável. Ao mesmo tempo em que temos os batidões de "Pior Que Possa Imaginar" e "Fazendo Assim", com participação de Gaab, temos "Apenas Eu", com bastante influência gospel, contrastando com o experimento em "Saudade da Gente" e a romântica "Bomba Relógio",  que conta com a participação de Vitão e parece ser a favorita dos fãs. Nenhuma das 8 faixas deixa a desejar e a versão física ainda ganhou como faixas bônus os sucessos já citados aqui e que projetaram ela pro Brasil: Devagarinho e Boa Menina.

          O grande lance da Luisa é que ela é firme demais! E essa é uma das coisas que eu acho mais interessantes nela. Isso me abriu portas a conhecer, de fato, o seu trabalho. Numa ocasião ela desceu de um avião ao saber que compartilharia o voo com o, até então, candidato a presidência. Noutra, pulou fora das gravações do dvd de um cantor tão logo ele deu uma declaração transfóbica, mesmo sabendo da visibilidade que isso traria pra ela. O que eu quero dizer com isso é: ela se sustenta. E se sustenta muito! Fiel aos seus ideais, Luisa não se esconde de firmar suas opiniões e de dizer em alto e bom tom: ''eu sou assim e se você não gosta o problema é seu".
          Existe uma grande preocupação por parte dela em ser leal ao que acredita e conseguir passar isso de maneira certa ao seu público. Ela analisa bastante as parcerias que faz e é muito verdadeira com relação ao que sente e o que pensa sobre os assuntos. Não foge da raia na hora de se posicionar e incentiva, sempre, a força e o direito da mulher fazer o que quiser fazer.
          Nas letras, com frases como ''um homem que é homem de verdade cria o filho mostrando pra ele o que a vida tem pra dar'' e ''não deixem te dizer o que deve fazer, (...) não me interessa o que pensam de mim'' ela mostra que não tá nem aí mesmo. Como mulher, julgada por ser sensual ou por mostrar o corpo, mostra que está bem consigo mesma e que se alguém vem pra ofender, o problema está com a pessoa e não com ela. E como um bom funk pop que a gente gosta, dá-lhe dança e batidão.
          Luisa usa da visibilidade que tem pra levantar discussões atuais, bandeiras empoderadas e feministas e pra ajudar a dar atenção às causas importantes e sociais. Ela é confiante, decidida e tá pior do que cê possa imaginar!
          Depois do lançamento de Pandora, ela segue firme nos projetos. Fez participação internacional na música "The Weekend" da boyband canadense PRETTYMUCH, a qual tive a grande oportunidade de fazer a cobertura do lançamento pro site Hashtag Pop no mês de novembro passado, na Casa do Popline. Fez parceria também com o PK na baladinha "Tudo de Bom" e teve o hit "Combatchy", parceria explosiva com Anitta, Lexa e Mc Rebecca. Os planos pra 2020 reservam ainda mais surpresas.

          Recém capa da Forbes, como destaque na lista de milionários com menos de 30 anos, ela constantemente recebe uma chuva de críticas na internet. As críticas vem porque muita gente costuma demonizar o sensual, a ousadia, o exagero e até mesmo as falas políticas. Viemos de uma geração que ainda está muito presa aos chamados ''valores tradicionais'' ou ''bom comportamento'' e que cresceu reprimida e julgadora, sem nem mesmo ter o viés pra isso. Quem é que decide como é que o outro deve ou não viver e se expressar, afinal? O que é considerado ofensivo e o quem define isso? O quanto de direito temos de apontar para o outro e dizer coisas cruéis sem termos a responsabilidade emocional acerca das consequências disso? Esse é o tipo de coisa em que eu me pego pensando quando vejo alguém criticar artistas como a Luisa e a Anitta, mas que dá todo o suporte para as gringas tipo a Shakira, Rihanna ou Britney.
          A diferença está nas culturas ou na síndrome de vira lata, que parece nunca nos deixar?
          Após o lançamento da Forbes, Luisa postou um texto falando sobre tudo isso:

''Já fui chamada de tudo um pouco desde que apareci nessa internet. Interesseira, puta, burra, encostada, vagabunda, entre outros milhares de adjetivos que leio desde que eu tinha 17 anos.''
''Hoje eu sou milionária e ganho tanto quanto o meu marido, tenho a carreira totalmente independente em outra área que não tem nada a ver com o trabalho do meu marido, mas até hoje se eu ler qualquer comentário em algum site de fofoca sobre mim lá vai estar ''arrancando todo o dinheiro do Whindersson'', ''Whindersson comprou a carreira dela'', ''Whindersson que paga as coisas'' e assim por diante, mesmo eu e ele dividindo até a conta de luz. A real é que é difícil aceitarem uma mulher de sucesso. Mas vocês vão ter que engolir.''

          Em tempos difíceis como os de hoje é preciso falar. É preciso ter sua voz ouvida e é preciso fazer isso de todas as formas possíveis. Seja através da arte, de um projeto ou de atitudes no dia a dia mesmo. É muito bacana ver artistas importantes dessa nova geração mostrando isso pra galera mais nova. Luisa faz parte do time de artistas que falam (e muito!) sobre igualdade, liberdade, diversidade. O pop no Brasil nunca esteve tão bom como atualmente. Artistas como Iza, Gloria Groove, Pabllo Vittar, Anitta, Lexa e a própria Luisa vêm redesenhando esse cenário e conquistando um espaço cada vez maior pra eles e pro seu público, além de incentivar toda uma leva de outros artistas a fazerem o mesmo. Promover a discussão, inclusão e assuntos tão importantes junto com entretenimento é mais do que necessário e é animador saber que ela não vai mais parar!

         

9 comentários:

  1. Olá, Johnny!

    Eu confesso que não conhecia a música/artista Luisa Sonza, mas gosto de ouvir alguns covers, sem ser ninguém em específico. Gostei da sua publicação e vou procurar a Luisa no youtube.
    Abraço!

    ResponderExcluir
  2. Nossa, que baita texto informativo para mim. Eu confesso que por não curtir muito o gênero musical dela, nunca prestei muita atenção a Luisa. Eu fiquei sabendo de sua existência por conta de seu relacionamento com o Whindersson, e nunca fui buscar informações sobre ela. Mas depois de ler seu texto, é de se reconhecer o poder que ela tem. Eu sabia que ela tava um estouro, mas não tinha noção de quanto ela conquistou. Mesmo não ouvindo o som dela, no mínimo eu começo a admira-la como pessoa e como mulher que luta a favor de tantos assuntos importantes.

    https://almde50tons.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  3. Que texto bem escrito, parabéns! A Luisa é uma mulher e artista sensacional!

    ResponderExcluir
  4. Lindo texto, não conhecia, mas graça a você hoje conheci esta artista

    ResponderExcluir
  5. Oi! Ai, eu amo a Luisa. Acho uma fadinha sem limites. E fico triste que o pessoal ainda torça mt o nariz pra ela. E eu gosto das músicas. Não todas, mas nem do nosso artista preferido, gostamos de todas né?! Fiquei surpresa que ela tem música com o The Weeknd. Não sabia, já vou correndo atrás. Adorei o post. Beijos
    https://almde50tons.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  6. Olá! Primeiramente quero te parabenizar pelo o texto, e por não ter citado em momento nenhum o marido dela (só na fala da própria). Vejo em muitos canais de comunicação, que as pessoas sempre citam o Whindersson quando vão falar dela, e não faz sentido! Então, não vou dizer que sou fã dela, apesar que ela e a Lexa são as únicas cantoras de funk/pop que eu sigo na redes sociais. Eu gosto da essência dela e às vezes me acabo na pista de dança quando toca algo dela.
    Achei de extrema importância o conteúdo que tu criou, porque nos faz refletir justamente sobre a valorização às artistas. Isso é só o começo de uma carreira brilhante e como ela falou, vão ter que engolir.

    Xêro grande <3

    ResponderExcluir
  7. Excelente post, rico em detalhes. Ela é sim uma artista espetacular, dança e canta muito bem. Ela sofreu bastante no início da carreira dela, chamavam ela até de golpista me lembro muito bem. Acredito que ainda sofra, mas, bem menos.
    Gostei muito do seu post.

    ResponderExcluir
  8. Oii
    Eu amei seu post. Eu não acompanho o trabalho da Luisa, mas sempre fico chateada por desmerecerem o trabalho dela e colocarem o mérito sempre no marido. Ok, ele famoso e pode te ajudado a alavancar a carreira dela, mas ela se sustentou e se mantém na mídia sem precisar ter ligação com o nome dele.
    Adorei saber de mais detalhes sobre o trabalho dela!!
    Bjs,
    Adriana Cardoso
    https://almde50tons.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  9. Sou super fã do trabalho que ela faz.
    Teno algumas musicas que amo ouvir sempre.
    https://blogdajenny2014.blogspot.com/

    ResponderExcluir