sábado, 16 de maio de 2020

Pra ficar de olho: Alice Chater

WONDERLAND (MY NAME IS ALICE)
"Hi, my name is Alice!"

          A música funciona como single de apresentação da nova sensação britânica e é um grande trocadilho com Alice in Wonderland, que a gente tanto ama. A letra é repleta de referências à obra e o vídeo é uma delícia visual com Alice presa numa grande teia de aranha enquanto os predadores estão ao seu redor. A música tem uma introdução bastante dramática, algo que Alice já disse adorar fazer.
          A cantora cresceu apaixonada por ópera e músicas líricas, daí vem o seu grande desenvolvimento vocal nesse estilo. Quando pequena, gostava de imitar os cantores de ópera que sua mãe ouvia: "Logo isso se tornou um truque de festa regular e minha família rapidamente percebeu que eu tinha uma voz muito poderosa", revela. Ela é uma artista multifacetada. Sempre se dedicou a estudar todas as artes cênicas. Aprendeu balé, jazz, sapateado, hip hop, flamenco, aros e acrobacias aéreas, bem como canto. Além de co-produzir suas canções, ela ainda as compõe. Natural de Kent, Reino Unido, ela assinou um contrato de gravação com a Virgin EMI Records, depois de receber propostas de cinco gravadoras. Tudo começou quando foi descoberta pelo produtor e cantor Will.I.Am, que atuou como uma espécie de mentor para ela. Ela gravou algumas músicas no estúdio dele, conheceu vários produtores e hoje tem um contrato firme com o primeiro álbum no forno.
          Além de Will, Alice conta com o apoio de veículos importantes como a BBC Radio 1, que fez do seu single Heartbreak Hotel, em 2018, a faixa de apresentação da semana e deu um grande destaque para Girls X Boys em sua estréia como Melhor Novo Pop.

HOURGLASS

          Meu fascínio por Alice se deu com o clipe do single "Hourglass". Durante uma tarde qualquer, ouvindo uma playlist no youtube, a música começou a rolar de fundo. Sempre que acabava, eu voltava pra deixar tocando enquanto fazia minhas coisas porque tinha curtido a sonoridade. Até uma hora em que pensei ''Caramba, essa música é boa mesmo. Deixa parar aqui e assistir esse clipe.''.
O clipe, feito em plano-sequência, segue impecável em um só take enquanto temos Alice andando por um galpão enquanto dança e interage com os objetos ao redor. Uma curiosidade muito interessante sobre esse plano é que em alguns momentos o video se passa em câmera lenta e, depois de voltar ao ritmo normal, continua perfeitamente sincronizado com a música enquanto ela canta. O grito de Alice, enquanto quebra um globo e gira pendurada num bambolê é o ponto alto.
          Uma curiosidade sobre Hourglass é que tem sample da música "Don't You Want Me", do The Human League.

HEARTBREAK HOTEL


          O hotel dos corações partidos de Alice tem muitos cenários, coreografias e looks. Na produção assinada por Chris Turmer (mesmo diretor de Hourglass), a artista reúne o melhor da música pop, combinado com um sample da antiga "Ring My Bell", de Anita Ward. Também com uma introdução dramática, além de um break especialmente pro vídeo, o clipe mostra um pouco mais do que o universo artístico de Alice pode nos proporcionar. Além de começar a estabelecer referências e elementos em comum com os outros vídeos, partes do conceito de criação da imagem dela.


          O primeiro vídeo oficialmente lançado por Alice, Girls X Boys é o mais sensual deles. O vídeo tem enfoque na dança de maneira crua e sensual, pura sedução e libertação. A estética e o jogo de luzes são muito bons e nos rementem ao pop da época de ouro onde tínhamos Britney e Christina no ápice da sensualidade.
          O legal é que cada um dos vídeos de Alice trazem uma característica diferente dela. Thief conta com os giros, saltos e piruetas que ela sempre coloca nas coreografias das músicas. Tonight traz a temática de bruxas, com alguns dos elementos utilizados em outros vídeos e traz cenas muito bem dirigidas, como o vestido composto pelas dançarinas.
          Em 2019, ela engatou uma parceria com Iggy Azalea, de quem acabou ficando amiga. A parceria ajudou muito na projeção internacional de Alice e segue fazendo com que cada vez mais pessoas descubram sua música e passem a acompanhá-la.
          Lola tem uma identidade visual incrível. Alta produção dirigida por Thom Kerr, o vídeo mostra duas internas de um hospício e seus delírios de forma bastante colorida e criativa. O vídeo traz muitos figurinos e muita produção em cada cenário. Alice pôde mostrar muito dos seus vocais e o single ganhou até performance no International Music Awards, na Alemanha (a primeira apresentação de Alice em um Award).
          O álbum, inicialmente previsto para esse ano, pode sofrer algum atraso devido a pandemia, mas Alice tem material pronto e um novo clipe, gravado pouco antes da quarentena. já está finalizado.
LOLA
         

          Pra fechar, Chater respondeu uma pergunta sobre seu processo criativo pros clipes e música.



Baú: Você mesma já disse algumas vezes que é a rainha das introduções dramáticas. O que te inspira criativamente pra criar as introduções e os conceitos visuais dos seus clipes?

Alice: A sensação da música. Começa sempre com a forma como a música me faz sentir... então minha imaginação simplesmente corre solta. Sonhos também... Às vezes eu sonho coisas realmente estranhas.



2 comentários:

  1. Conhecendo o blog agora e acho que já me apaixonei por esse cantinho e me tornei o seguidor número 176, risos! Conheci a Alice na música com a Iggy, porém ainda não tinha noção da consistência do trabalho dela.
    Abraços!

    https://wallsbooks.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Victor! Fico muito feliz que gostou do meu cantinho aqui. Como você pôde perceber, minha atividade não é tão assídua quanto eu gostaria, mas vira e mexe tem coisa nova aqui. Obrigado!

      A Alice é maravilhosa! Eu a conheci por acaso e me apaixonei de cara. Desde então sigo acompanhando cada passo que ela dá.Ela é uma artista incrível!

      Adorei seu blog de livros! Te segui por lá também :)

      Excluir